quarta-feira, 15 de maio de 2013

Greve Dos Ônibus

Após assembleia realizada na manhã de hoje (15), o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do estado do Piauí (Sintetro) anunciou a paralisação das atividades a partir da 0h da próxima segunda-feira (20). Sem fechar nenhuma negociação com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (Setut), a categoria, que reivindica um reajuste salarial de 15%, espera que os empresários apresentem uma nova proposta.
De acordo com o presidente do sindicato, Francisco das Chagas Oliveira, a proposta oferecida pelo setor patronal, de percentual de 8,5%, foi rejeitada pela categoria que fez indicativo de greve para segunda-feira. “Se não houver uma nova proposta, motoristas e cobradores ficarão de braços cruzados. Até o momento, a greve está mantida e terá início na segunda-feira”, coloca.
A questão trabalhista mais discutida é o reajuste salarial. Hoje os motoristas de ônibus urbanos ganham R$ 1.215,12 e recebem R$ 369,35 em ticket alimentação. Os cobradores ganham R$ 744,17 e recebem R$ 294,00 em ticket alimentação. O Sintetro pede reajuste de 15 %. O Setut oferece o repasse do I NPC dos últimos doze meses, que deve está projetado para ficar em torno de 7%.
Em sua rede social, o Setut publicou que “Continuam as negociações entre representantes do Setut e do Sintetro. O Sindicato das empresas oferece 8,5% de reajuste salarial, percentual maior que o INPC - Índice Nacional de preços ao Consumidor - relativo aos últimos 12 meses, que foi de 7,16%”. Até o final da manhã de ontem, a assessoria do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (Setut), informou que não havia chegado a Comissão de Negociação do Setut nenhuma informação oficial sobre a greve, prevista para a próxima segunda-feira.



A Superintendência Regional do Trabalho intermediou duas rodadas de negociações entre a patrões e empregados, mas não houve avanços. O objetivo da negociação é um acordo entre as categorias de empregadores e empregados na Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014 e evitar medidas radicais que prejudicam a população. A suspensão do atendimento representa prejuízos a curto, médio e longo prazo para toda a comunidade. Além dos transtornos no cotidiano dos usuários a greve gera prejuízos as empresas com a queda do faturamento, ameaçando recursos usados em investimentos no setor, como a manutenção dos veículos.

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