Cooperativa do Polo Cerâmico:
Trabalha à 14 anos;começou com pinturas em cerâmica. Aprendeu com uma artesã (Jodeildes).Ela afirma que “a reforma trouxe melhoria da apresentaçao do produto,deixando mais procurado e ajudou na divulgaçao do trabalho artesanal. E comtribuindo para o turismo na cidade”. Os produtos da cooperativa são fabricado por 40 mulheres, em sistema de produção, sendo que 10% da renda dos produtos fica para cooperativa. Os produtos tem como objetivo exportação nacional, sendo que as cerâmicas mais procuradas são as peças decorativas.
Lindeberg(Artesão)
Iniciou sendo aprendiz de um amigo pessoal, quando ele próprio estava desempregado e viu como oportunidade ser artesão. Já estar trabalhando neste ramo à 8 anos, e afirma que após a reforma o espaço proporcionol conforto e mais organização para expor suas peças. Afirma que os beneficio não foram apenas pessoais mais trouxe beneficios para a comunidade que ficou representada pelo artesanato local e ganhou com o turismo. Ele fabrica o artesanato em geral.
Adailton(Artesão)
Veio de Bacabal-MA, nunca fez curso e hoje é artesão profisional. Aprendendo o ofício com o primo. Hoje é casado e constituio uma familia. Faz pinturas rupestres. E produz apenas para loja.
Frencisco(Artesão)
Trabalha à 20 anos. Começou com a produçao de filtros e potés. Hoje trabalha com produção de peças decorativas. A vida econômica melhorou muito.
Video da Visita ao Pólo Cerâmico
Nenhum comentário:
Postar um comentário